Jun
30

O deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor apresentou na Assembleia Legislativa a Indicação nº 823, de 2016, através da qual pede ao Governo do Estado recursos para saneamento e infraestrutura urbana em Atibaia.

O parlamentar solicitou a realização de obras de desassoreamento do rio Atibaia, para minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas que avassalaram a região e foram responsáveis por danos irreparáveis à população.

A proposta também pede que o estudo de combate às enchentes do rio Atibaia, elaborado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica em 2011 seja colocado em prática.

“Apesar do esforço do Governo do Estado em realizar o referido projeto, até o momento, medidas visando o desassoreamento do rio não foram colocadas em prática, causando sérios danos à população na época de chuvas”, disse o deputado.

O temporal, que recentemente atingiu a cidade, destelhou cerca de 50 casas no bairro Três Pistas e houve registro de cerca de 50 quedas de árvore por toda a cidade.  Além dos ventos, a água do rio Atibainha subiu 1,16 metros acima do limite da calha, que é de 3 metros.

Mais de 30 famílias de três bairros ribeirinhos – Caetetuba, Kanimar e Parque das Nações – foram retiradas e encaminhadas para casa de parentes e amigos por causa do risco de alagamento. Além disso, cerca de 11.200 pessoas ficaram sem abastecimento elétrico no município devido aos estragos causados pela chuva.

“Vamos fazer todo o empenho para que as verbas sejam liberadas em caráter de urgência e o município possa se recuperar do enorme prejuízo que sofreu”, concluiu o deputado.

Sobre Jorge Wilson
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo FIG-UNIMESP, especializado em direito do consumidor e graduado em Jornalismo pela UnG. Há mais de 25 anos, o Deputado Estadual Jorge Wilson - Xerife do Consumidor, oferece à população orientação jurídica gratuita focada na defesa dos direitos dos consumidores, entre outras demandas.