Mar
24

deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor protocolou na Assembleia Legislativa a Indicação nº 334/2016 através da qual solicita ao Governo do Estado a destinação de aparelhos para realização de histeroscopia diagnóstica e cirúrgica para o serviço público de saúde de Guarulhos.

 A histeroscopia é um procedimento cirúrgico realizado por dentro da vagina e do canal do colo uterino. Utiliza uma fina ótica que permite visualizar a cavidade uterina e identificar eventuais doenças existentes dentro do útero. A histeroscopia pode diagnosticar problemas da região intrauterina e também serve como método para alguns tipos de intervenção cirúrgica.

 “Guarulhos apresenta uma grande demanda de mulheres que, por recomendação médica, necessitam realizar a histeroscopia diagnóstica ou cirúrgica, mas os hospitais não contam com esse aparelho. A falta desse equipamento nos hospitais do município é muito preocupante e os atendimentos na rede pública de saúde de Guarulhos estão totalmente prejudicados” informou o deputado.

A histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero – o chamado endométrio – malformações uterinas que podem provocar abortos e até esterilidade. Em alguns casos, até mesmo o câncer de endométrio pode ser diagnosticado através da histeroscopia diagnóstica, seguida por biópsia. 

“É preciso lembrar que muitas doenças diagnosticadas com antecedência têm chance de serem rapidamente sanadas. Por se tratar de um aparelho de fundamental importância para a saúde da mulher, solicitamos com urgência a aquisição desses equipamentos e vamos cobrar providências do Executivo nesse sentido” concluiu Jorge Wilson.

Sobre Jorge Wilson
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo FIG-UNIMESP, especializado em direito do consumidor e graduado em Jornalismo pela UnG. Há mais de 25 anos, o Deputado Estadual Jorge Wilson - Xerife do Consumidor, oferece à população orientação jurídica gratuita focada na defesa dos direitos dos consumidores, entre outras demandas.