Dez
21

De iniciativa do Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, o projeto de lei 1607, de 2015, determina que sejam incluídas na grade curricular do ensino médio das escolas públicas estaduais as disciplinas Direito do Consumidor e Educação Fiscal.

A proposta prevê ainda o ensino de conteúdos voltados para o estudo do processo de consumo, o respeito e à valorização do consumidor.

O Deputado Jorge Wilson que é especialista na defesa dos direitos do consumidor há mais de vinte anos afirmou que interagir no sistema de consumo é aspecto primordial da educação para a cidadania nos tempos de hoje.

“Uma população que não conhece seus direitos não tem como exigi-los. Ensinar os princípios básicos do consumo como, por exemplo, a importância de se exigir nota fiscal, o prazo de troca de produtos, garantia contra defeitos, entre outros direitos que constam do Código de Defesa do Consumidor é tão importante quanto o ensino de português ou matemática” disse o parlamentar.

Segundo a justificativa do projeto, “a falta de informação gera muitos problemas e grande parte desses conflitos pode ser evitada com o conhecimento. A escola é uma das células formadora de cidadãos e, por essa razão, tem o dever de colocar em debate essas questões para preparar cidadãos para conviver em sociedade”.

“O objetivo da nossa proposta é conscientizar os jovens estudantes sobre seus direitos como consumidores bem como fomentar a ética nas relações pessoais de confiança e de consumo” finalizou o deputado.

Sobre Jorge Wilson
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo FIG-UNIMESP, especializado em direito do consumidor e graduado em Jornalismo pela UnG. Há mais de 25 anos, o Deputado Estadual Jorge Wilson - Xerife do Consumidor, oferece à população orientação jurídica gratuita focada na defesa dos direitos dos consumidores, entre outras demandas.